Síndicos e responsáveis por edificações têm pontos que precisam ser priorizados em sua gestão, um deles é a segurança predial. Por isso, é essencial estar em dia com todos os serviços e obrigações em prol de manter o prédio seguro, assim como saber o que é AVCB.

Para que você saiba precisamente o que é o AVCB, como fazer a sua emissão, e as vantagens que ele pode trazer ao seu edifício, lhe convidamos a continuar a leitura deste artigo.

O que é AVCB

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento emitido com a finalidade de comprovar que um edifício tem condições adequadas e seguras para abandono em casos de incêndio, equipamentos para combatê-lo e vias de acesso fácil aos membros do Corpo de Bombeiros.

Conforme consta na legislação vigente do estado de Minas Gerais, todas as edificações de uso coletivo – o que inclui, além de residências multifamiliares, indústrias e comércios – precisam emitir o AVCB. Somente locais residenciais que contem com uma moradia estão isentos da obrigação de ter o documento. 

Qual é a relação entre o HABITE-SE e o AVCB?

O HABITE-SE é um documento que a prefeitura emite para comprovar que um imóvel foi construído de acordo com as normas da legislação local. Contudo, embora o AVCB possa ser solicitado para emissão do HABITE-SE em alguns municípios, em nenhum caso um documento substitui o outro.

Como emitir o AVCB

Para obter o AVCB, a edificação deverá, primeiro, ter o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) que contém todas as medidas de segurança contra incêndio dimensionadas para a edificação. O PSCIP deve ser elaborado por um responsável técnico e aprovado no Corpo de Bombeiros.

Após a execução das obras conforme o projeto aprovado, a visita do Corpo de Bombeiros pode ser solicitada para que possa emitir o AVCB.

A validade do AVCB é de três anos para locais que reúnam público e cinco para as outras ocupações, contanto que elas tenham as condições adequadas contra incêndio e pânico.

Como renovar o AVCB?

Após esse período, é necessário fazer a renovação do AVCB que requer os seguintes documentos:

  • ART ou RRT do Responsável Técnico pela Execução do PSCIP;
  • ART de execução do laudo técnico.

A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do laudo pode ser obtida a partir de uma vistoria realizada no edifício para saber se ele está em conformidade com os sistemas projetados , e que os sistemas instalados estão em perfeito estado de manutenção e usabilidade.

Vale ressaltar que, em Minas Gerais, o responsável técnico pela instalação do PSCIP deve possuir cadastro válido no Corpo de Bombeiros para que sua ART tenha validade. 

O que ocorre com edifícios que não têm o AVCB?

Quem não contar com o documento em dia está sujeito a receber uma advertência por parte do Corpo de Bombeiros, assim como multa e interdição caso não se adeque às exigências do estado. Se houver sinistro, o síndico ou pessoa responsável pelo uso do imóvel poderá ser notificado judicialmente.

Assim, caso o seu edifício não esteja dentro das condições exigidas e você receba uma notificação, é preciso procurar uma empresa de engenharia com capacidade técnica para  lhe ajudar no processo de regularização. 

Edifícios que têm seguro contra incêndio precisam de AVCB?

Esta é uma dúvida comum e a resposta é sim. Mesmo os locais que contam com o seguro contra incêndio precisam ter o AVCB. Inclusive, caso ocorra algum sinistro, a seguradora poderá exigi-lo a fins de indenização.

Quais são as vantagens que um edifício tem com a emissão do AVCB

Uma vez que o seu edifício tenha o AVCB emitido, ele passa a contar com benefícios, tais como os que levantamos aqui.

Segurança dos seus colaboradores

A segurança e integridade das pessoas que transitam pelo prédio devem receber a maior prioridade por parte de síndicos e responsáveis pelo uso da edificação.

Todas as pessoas que trabalham no prédio precisam estar protegidas contra qualquer tipo de acidente e cientes de que o edifício está assegurado quanto à isso. O AVCB transmite essa segurança quando o assunto é segurança contra incêndio. 

Segurança dos moradores

As pessoas que residem no prédio também exigem que o local seja seguro e alguns certamente peçam comprovações disso ao pagarem o condomínio. Ao ter o AVCB em mãos, eles têm a comprovação de que o edifício está em dia com o Corpo de Bombeiros.

Estar em dia com as obrigações legais

Você, certamente, quer evitar que o prédio tenha problemas com a lei, certo? Portanto, ter o AVCB assim como outros documentos referentes à segurança em dia lhe priva de preocupações do tipo.

Cuidados com o patrimônio

Por fim, a emissão do AVCB também garante que os imóveis estejam protegidos contra incêndio pois em caso de sinistro haverá meios para combater o fogo e garantir a fuga das pessoas que transitam pelo prédio e o acesso do Corpo de Bombeiros, 

Agora você já está a par da importância de saber o que é AVCB e como emiti-lo tal como apontamos. Se tiver alguma dúvida ou observação, entre em contato conosco!


Leave a Reply


contato@cadariengenharia.com.br | (31) 3225-9506 | Avenida do Contorno, 5491 | 6º andar | Funcionários | Belo Horizonte | MG | CEP: 30110-035