Atualmente muitos falam sobre o que é BIM nos escritórios de arquitetura, engenharia e construção, como uma das melhores soluções de se projetar e gerenciar. 

Mas, para que serve? Deve-se ter esse tipo de conceito aplicado a todos os serviços ou apenas projetos que envolvem uma estrutura multidisciplinar? Acompanhe este artigo até o final para saber.

O que é BIM?

BIM é a sigla de Building Information Modeling (Modelagem da informação da Construção) e trata-se de um conceito criado para modificar o modo de se projetar. Afinal, ele aplica uma quebra do paradigma no processo de criação projetual cujo desenho computacional em 2D se incorpora ao tridimensional e a um banco de dados altamente informativo. 

As linhas geométricas planificadas evoluíram para uma modelagem de sólidos capazes de informatizar todo um projeto. Eles possuem agora dados como custo, tempo, espaço, subsídios comerciais, além das informações de identidade, tais como: dimensões, forma, peso e especificidades técnicas. 

Esses dados são parametrizados a cada elemento existente no projeto, como paredes, pisos, pilares, vigas, tubos e conexões, entre outros. Cada processo pode ser quantificado e qualificado diretamente com essas informações e, mesmo que havendo alterações e aprimoramentos durante os processos iniciais, todos os bancos de dados, planilhas orçamentárias, desenhos e as modelagens projetuais são atualizadas automaticamente.

Logo, passa-se a ter um gerenciamento projetual desde a primeira fase do processo (de criação) até o pós-uso (manutenção), unindo todo esse conceito à um sistema de participação colaborativa entre as equipes multidisciplinares, fazendo com que todos tenham acesso aos dados disponibilizados no projeto.

Dessa forma, todos os agentes envolvidos se tornam capazes de se comunicarem de forma mais efetiva e eficiente, reduzindo erros de compatibilidade entre si, elevando a qualidade do produto final e reduzindo consideravelmente o seu custo.

O uso do BIM nos escritórios

A aplicação do BIM aliado aos esforços das empresas de softwares que usam esse conceito em suas tecnologias, trouxe um aumento da compreensão dos agentes envolvidos sobre os projetos com a utilização da modelagem 3D e, ao terem mais acesso à todas as disciplinas, os erros passaram a ser relativamente mínimos, contribuindo para que o usuário e o cliente final entendessem melhor suas necessidades.

Além disso, os escritórios, ao utilizarem modelos e manuais de utilização do conceito, geram, no final dos processos, produtos altamente sistemáticos com informações padronizadas e análises gerais de projetos que garantam sempre sua confiabilidade e qualidade mais elevada dos seus bancos de dados.

Quais são os benefícios do BIM?

Inúmeras são as vantagens que os escritórios ganham ao aplicar o BIM em seus projetos. Mesmo que as fases projetuais sejam mais extensas e mais complexas no âmbito inicial, os principais benefícios dessa aplicação são: 

  • permuta de dados multidisciplinares;
  • melhor planejamento do projeto; 
  • redução da compatibilização entre as disciplinas envolvidas; 
  • informações projetuais unificadas em um único projeto; 
  • concepção e percepção das fases são mais tangíveis;
  • controle mais eficiente do empreendimento;
  • facilidade desses desenvolvimentos de uma forma positivamente mais impactante. 

E quem mais obtém lucros e benefícios dessa rede construtiva é o contratante, pois se há um gerenciamento muito mais minucioso e assertivo de suas obras, o controle de compra, a qualidade do uso e reuso são incrivelmente elevados, tornando-se, assim, empreendimentos mais baratos e limpos.

Muitos dizem que o uso do BIM é uma obrigatoriedade, porém, trata-se de um senso comum aplicado em projetos. O modo de utilização indefere o tamanho do projeto, seja ele em grandes complexidades ou até mesmo em pequenas reformas, pelo fato do BIM poder ser inserido em qualquer fase do processo projetual.

A utilização do BIM nos escritórios das áreas da construção é indiscutivelmente positiva, mesmo que a mudança do paradigma comportamental dos agentes seja algo complexo e demande tempo. Portanto, trabalhar em grupo é a chave para o sucesso nos escritórios. 

Assim, os acertos e erros serão exibidos com mais clareza, de modo que a identificação deles durante a fase projetual é muito maior nesse processo do sistema. Afinal, a compatibilização é muito mais eficiente, o que oferece aos escritórios envolvidos mais tempo para solucionar e menos custo para corrigir antes da fase de obra.

Uma das melhores formas de antecipar possíveis problemas projetuais é realizar análises críticas e simulações que podem ser feitas durante todo o processo do projeto. Porém, se executado durante o processo inicial, mais facilmente as soluções serão encontradas.

Dessa forma, o BIM vem para revolucionar toda uma cadeia produtiva da construção civil, desde o técnico capacitado ao usuário final. Por ser agregado à uma modelagem geométrica e ter um banco de dados capaz de alimentar todo o ciclo de vida de um empreendimento, ele deixa de ser apenas uma composição de texturas e formas e se torna um fim único de visualização. 

Tudo pode ser minuciosamente detalhado, analisado, melhorado e principalmente gerenciado, fazendo com que todos os agentes envolvidos nessa rede sejam capazes de compreender o funcionamento do objeto construído. 

E agora que você sabe o que é BIM, que tal saber as soluções de engenharia adequadas para o seu projeto? Entre em contato conosco.

BIM


Leave a Reply


contato@cadariengenharia.com.br | (31) 3225-9506 | Avenida do Contorno, 5491 | 6º andar | Funcionários | Belo Horizonte | MG | CEP: 30110-035